Quem Somos

Missão

  • Produzir e/ou recolher
  • Preparar e/ou transformar
  • Devolver e/ou disseminar informação do e sobre o concelho de Ílhavo junto do público-alvo, desenvolvendo o sentimento de pertença na comunidade local e projetando o município no exterior.

História

O Centro de Documentação de Ílhavo (CDI) foi criado oficialmente em 2012, dando cumprimento à necessidade de constituir um equipamento responsável pela gestão da documentação, quer de âmbito municipal, quer relacionada com a maritimidade do concelho.

Não obstante a sua recente existência, o documento mais antigo que o compõe remonta à Idade Moderna, o Foral Manuelino de Ílhavo, de 8 de março de 1514.

Entidades como a Câmara Municipal, Assembleia, Capitania-mor das Ordenanças, Conselho Municipal, Administração do Concelho e Câmara Municipal da Vila e Couto da Ermida têm os seus arquivos no Centro de Documentação de Ílhavo, que procede ao seu tratamento, descreve e dissemina através dos inúmeros projetos que desenvolve.

Para além destes arquivos dos órgãos autárquicos, o CDI procede ainda à gestão da informação de temática marítima, de origem institucional e pessoal, do Museu Marítimo de Ílhavo.

Em termos orgânicos, o Centro de Documentação pertence à Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Ílhavo e encontra-se distribuído pelos diferentes equipamentos municipais, apesar de o tratamento técnico da documentação e o atendimento ao público serem efetuados no CIEMar-Ílhavo, onde este se localiza.

História do CDI